Resgate de animais silvestres deve ser feitos por pessoas habilitadas
17 de setembro de 2020 – Atualizado em 17/09/2020 – 7:53pm
Diante dos incêndios que atingem o Pantanal mato-grossense, tem sido comum o registro de animais silvestres em busca de refúgio em fazendas e pousadas, bem como ao longo da estrada Transpantaneira.
A força tarefa de resgate aos animais silvestres vítimas dos incêndios florestais no Pantanal reforça que apenas pessoas competentes e habilitadas podem fazer o resgate desses animais e orienta à população a não resgatá-los.
Os riscos do manejo da fauna silvestre por pessoas não habilitadas vão desde possíveis agressões por parte do animal que encontra-se em fuga e machucado até a transmissão de zoonoses. A força tarefa reforça que para o resgate são necessários equipamentos e técnicas que somente pessoas treinadas possuem.
O que fazer – Caso encontre algum animal silvestre ferido no Pantanal, entre em contato com a Polícia Militar pelo número 190, passe todas as informações de localização e situação do animal e uma equipe treinada irá se dirigir ao local para o resgate.
Para outras informações ou mesmo em caso de resgate em outros locais de Mato Grosso ligue para o número 190, da Polícia Militar. Em caso de dúvida, entre em contato com a Coordenadoria de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente: (65) 3613-7291, em Cuiabá.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-MT