Seminário destaca oportunidade de Médicos-Veterinários na agricultura familiar
15 de maio de 2024 – Atualizado em 21/05/2024 – 10:17am
Em continuidade ao 2º Seminário para Desenvolvimento Agropecuário, no Anfiteatro Farroupilha em Sorriso/MT, ocorre o segundo módulo, até às 18h com a presença de produtores de pequeno porte de 15 municípios e entidades do segmento. Ontem (14), dois temas foram abordados: a Lei Estadual n. 12.387 e as Políticas Públicas e Programas de Fomento para Agroindústria em Mato Grosso e hoje (15), serão ministrados mais quatros temas.
O evento reforça a importância da presença do médico-veterinário na segurança alimentar de produtos de origem animal, representa um importante passo na promoção do desenvolvimento e proporciona esclarecimentos sobre Leis Estaduais, licenciamentos e programas de políticas públicas para a agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional, destacando-se as agroindústrias de pequeno porte no estado.
Para a médica-veterinária do Indea/MT, Karine Baggio Cavalcanti, que proferiu tema sobre Leis e selo arte, foi uma oportunidade aos produtores familiares e destacou a escassez de agroindústrias registradas como um desafio a ser superado e, uma oportunidade que se apresenta aos médicos-veterinários.
“É uma matéria pouco valorizada, mas que tem um amplo mercado profissional. E atualmente a gente sabe que vários estabelecimentos estão à procura de médicos veterinários”, pontuou. Diante disso, Karine Baggio acredita que é uma área promissora e em crescimento, oferecendo oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional.
Para o diretor de compras institucionais do município de Sorriso, Bruno Maia, este evento teve uma característica diferenciada, pois atraiu um público diversificado e tem consciência da importância de uma maior quantidade de médicos-veterinários contribuindo com o município. “O evento representa um importante passo na promoção do desenvolvimento da agricultura familiar, destacando a importância da colaboração entre os setores público e privado para garantir a sustentabilidade e a prosperidade dos pequenos produtores rurais”.
Nesta quinta (16) a programação segue com uma visita guiada sobre produção certificada de queijo, no Sítio Via Láctea; reunião com diversas entidades na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Sorriso/MT e a abertura do Seminário de Responsabilidade Técnica, realização do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia – CRMV-MT.
Estão expondo durante o evento: Nutribrás, Marombi, Realeza, Agroboi e SIM – Sorriso; realização: Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso – Semasa, Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária de Sorriso – UTRA-SO/Ministério da Agricultura e Pecuária; iniciativa: Cidesa – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Sorriso, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Nova Mutum, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, Sinop, Cláudia, Vera, Santa Carmen, União do Sul, Feliz Natal e São José do Rio Claro); apoio: Agelíder; Sebrae – MT; CRMV – MT e INDEA – MT.
ASCOM/CRMV-MT
Jornalista: Lena Lira
(65) 99626-2411