Sistema de Exigência Nutricional para Caprinos e Ovinos é lançado durante a 58ª Reunião da SBZ, em Cuiabá
16 de agosto de 2024 – Atualizado em 16/08/2024 – 11:30am
Durante a 58ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), realizada em Cuiabá, Mato Grosso, que se encerra hoje (16), um dos momentos mais marcantes foi o lançamento do primeiro sistema de exigência nutricional para caprinos e ovinos desenvolvido no Brasil, de acordo com o professor Luciano Cabral, vice-presidente da SBZ.
Em entrevista para a assessoria de comunicação do CRMV-MT, que apoiou o evento, dentre outras ações, com um ponto de estande recebendo centenas de profissionais e algumas autoridades, o professor sinaliza a grande importância histórica dessa literatura. O evento, que reuniu mais de 1,3 mil congressistas de todo o país, destacou-se pela qualidade das palestras e a importância dos temas discutidos.
Para o professor Luciano Cabral, até agora, a formulação de dietas para caprinos e ovinos dependia de informações de origem norte-americana ou europeia. Com o lançamento desse novo sistema, baseado em dados coletados e analisados por pesquisadores brasileiros, será possível formular dietas mais precisas e adaptadas às condições nacionais.
“O sistema BR – Caprinos e Ovinos representa um avanço significativo, pois permite que os produtores formulem dietas usando informações obtidas com nossos próprios animais, o que deve resultar em uma redução de custos e uma melhor estimativa de consumo e desempenho”, afirmou Cabral.
O sistema foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores liderada pela professora Elzania Pereira, da Universidade Federal do Ceará e já está disponível em formato de ebook gratuito. Para acessar a literatura completa sobre o sistema, clique aqui.
Esse marco na zootecnia brasileira foi um dos grandes destaques da reunião e simboliza o compromisso da SBZ com o avanço da ciência aplicada e a melhoria da produção animal no Brasil.
A 58ª Reunião da SBZ encerra-se com um saldo positivo, consolidando-se como um evento de grande relevância para a zootecnia nacional e demonstrando o potencial científico e produtivo do estado de Mato Grosso. Para 2025, a cidade de Larvas (MG) será anfitriã do evento.
Ascom/CRMV-MT
Jornalista: Lena Lira – DRT/MT 1150/04