Vice-presidente e tesoureiro participam de encerramento da vacinação contra a febre aftosa em MT
16 de dezembro de 2022 – Atualizado em 15/05/2023 – 11:21am
O vice-presidente e o tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT), os médicos-veterinários Aruaque Lotufo e Marcos Carvalho, participaram da solenidade de encerramento da vacinação contra a Febre Aftosa em Mato Grosso, no dia 15 de Novembro, no Sindicato Rural, em Água Boa. O evento marca o avanço das medidas sanitárias no Estado, que encerra um ciclo, para a conquista do certificado de zona livre sem vacinação.
São 26 anos livres da doença no estado, o qual deixa de vacinar no ano 2023. Os trabalhos voltam-se, agora, para as medidas sanitárias e vigilância compartilhada para que a doença não retorne.
A suspensão será possível após uma série de ações sanitárias desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com os Estados no âmbito do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PNEFA), desde o ano de 2017. O CRMV-MT é uma das entidades membro do PNEFA.
Segundo o vice-presidente, os mais de 5000 profissionais entre médicos-veterinários e zootecnistas atuantes no estado, reforçam a vigilância da Saúde Animal.
“Vale ressaltar, também, que os profissionais do Serviço Veterinário Oficial e da iniciativa privada construíram um elo de confiança entre si e entre os produtores, que torna seguro este passo em prol da zona livre de Febre Aftosa sem vacinação. É uma conquista”, afirma Aruaque Lotufo.
Os profissionais que atuam na pecuária, bem como, os produtores rurais devem notificar o INDEA-MT sobre qualquer indicativo da doença.
Maju Souza – Assessoria de Comunicação