VIII Encontro dos Médicos-Veterinários do Médio Araguaia reúne cerca de 170 pessoas
22 de agosto de 2023 – Atualizado em 22/08/2023 – 4:28pm
Cerca de 170 produtores rurais e médicos-veterinários participaram do VIII Encontro dos Médicos Veterinários do Médio Araguaia, nos dias 17 e 18 de agosto, no Sindicato Rural, em Água Boa (628 km de Cuiabá). Os dois dias do evento abordaram assuntos que foram, no primeiro dia, voltados ao papel dos produtores rurais e, no segundo, aos médicos-veterinários.
O presidente eleito, Aruaque Lotufo Ferraz de Oliveira e a assessora técnica, Cristiane Campos, ambos do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) foram palestrantes no evento. O último dia contou, também, com o curso de habilitação para eventos agropecuários do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).
Doenças de rebanho e influenza aviária
O médico-veterinário e gerente técnico de Bovinos da Zoetis, Éverton Rodolfo Carvalho, trouxe informações sobre a importância do controle e combate das doenças no rebanho, principalmente as parasitoses. Foi explicada a importância da vermifugação correta dos rebanhos e as principais doenças que acometem e levam o gado a óbito.
A médica-veterinária e fiscal do Indea-MT, Caroline Bourscheid, abordou questões relacionadas à Influenza Aviária, desde sua chegada na América do Sul, até os sintomas da doença e a importância do papel do produtor rural na notificação de casos. Seguindo a mesma linha, a fiscal federal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) Reini Braga explicou como o Mapa age com relação à doença e as perdas econômicas que possam vir dela.
Ana Caroline Schmidt, fiscal do Indea, palestrou sobre a febre aftosa e a prevenção da doença, que agora não tem mais vacinação obrigatória. O título de Zona Livre de Sem Vacinação será recebido em 2024.
O bem-estar animal e o papel do RT
Questões de bem-estar animal foram explicadas pela assessora técnica do Indea-MT e médica-veterinária, Daniela Chefer, que abordou as técnicas e ferramentas proibidas em eventos agropecuários e a busca pelo bem-estar animal nesses ambientes. Além disso, a servidora do Indea-MT e médica-veterinária, Fernanda Rezek informou os requisitos necessários para cadastrar-se com Responsável Técnico (RT) de Eventos Agropecuários, bem como, sua função e atuação em eventos agropecuários que incluem fiscalizar, orientar e entregar documentação.
O servidor do Indea-MT, Wilken Aparecido Lima, ensinou os profissionais a usarem o Sistema Informatizado do Indea, o qual é utilizado em atendimentos de eventos agropecuários.
Ética veterinária e legislação
Para falar sobre Ética na Medicina Veterinária, assim como o que é permitido ou não aos médicos-veterinários, a assessora técnica do CRMV-MT, Cristiane Campos, trouxe exemplos de denúncias e fiscalizações a fim de demonstrar infrações que não devem ser realizadas.
Resenha de equídeos
O vice-presidente do CRMV-MT e servidor do Indea-MT, Aruaque Lotufo, abordou sobre a confecção/realização de resenha de equídeos. Aruaque abordou tipificações como raças, pelagens, bem como demonstrou como o documento de resenha deve ser preenchido pelos profissionais, enfatizando que é um importantíssimo documento para o trânsito dos animais.