Zootecnista lança livros educativos infantis quebrando mitos sobre o consumo de carne e a produção animal
28 de janeiro de 2022 – Atualizado em 28/01/2022 – 6:37pm
A zootecnista, professora doutora Helen Fernanda Barros Gomes, especialista em Nutrição Animal, lançou os livros “Será que os Humanos Precisam Comer Carne?” e “Será que a Vaca Quer Acabar com o Planeta?”, para abordar de forma educativa os mistérios acerca o consumo de carne e produção animal. Com o público-alvo infanto-juvenil, as histórias buscam desmitificar conceitos negativos que tem sido veiculados nas mídias e redes sociais sobre os supostos malefícios da produção e consumo de carne.
Segundo a doutora Helen Fernanda, a inspiração para escrever ao público infantil veio com a experiência da maternidade. Ela, que já lançou outros livros infantis, conta que os temas em específicos surgiram, após ver grandes influenciadoras defendendo o não consumo de carne, o que causou impacto principalmente nos mais jovens. Como zootecnista e educadora, ela decidiu levar luz a esse tema, mostrando o lado científico de forma simples com as histórias da personagem Anninha.
“Essas informações são verdadeiras acerca daquilo que acontece nas propriedades rurais na produção de carne, e que muitas vezes não chega até a população. Então é muito fácil uma criança/ adolescente assistir uma live [ao vivo] de uma artista famosa falando: vamos parar de comer carne, vamos preservar o planeta, e os sistemas de criações fazem mal para os animais. Ao ouvir isso, a criança fica com aquilo guardado para ela, e não tem nenhuma instituição, nenhum trabalho que leve para ela a informação correta. O objetivo desse livro é atingir exatamente essa parte da população que não tem acesso às informações geradas na Universidade e nos centros de pesquisas dessa área”, explica.
Uma curiosidade sobre o material é que, além de escrito, ele foi desenhado pela autora. Vale ressaltar que o conteúdo aborda, não só o consumo e produção de carne, mais também a importância dos profissionais da área, médicos veterinários e zootecnistas no processo das produções e consumo seguro e consciente. A doutora também alerta para a compra de produtos com selos de certificação para garantir a procedência do alimento.
A doutora Helen Fernanda pontua que o intuito deste trabalho, graças aos colaboradores, é que ele seja gratuito, para distribuição em escolas e projetos com crianças e adolescentes. A escritora presta os agradecimentos aos patrocinadores, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), e a Ibeef, que fizeram possível a primeira tiragem dos livros.
Atualmente, a autora busca parceiros para realizar novas tiragens de exemplares e distribuir por todo o Brasil. Aqueles que tiverem interesse em fomentar o projeto da doutora Helen podem entrar em contato pelo telefone: (66) 99618-3060.
- Maju Souza – Assessoria de Comunicação CRMV-MT